McDonald’s x Burger King

Paréo duro é a concorrência entre as duas megas redes de fast foods McDonald’s e Burger King.

O McDonald’s Corporation é considerado mundialmente como uma cadeia de restaurantes de fast food mais famosa do mundo e serve aproximadamente 68 milhões de clientes por ao redor do mundo, em mais de 115 países, com em torno de 37 mil pontos de venda.

Já a Burger King, comumente chamado de BK, também é uma rede de restaurantes focado em hambúrgueres, que possui mais de 13.000 estabelecimentos em 79 países, ou seja, as duas marcas são gigantes do ramo de alimentos e concorrentes direto, com o mesmo tipo de produto.

Que os brasileiros estão consumindo cada vez mais os deliciosos hambúrgueres da Burger King, isto é fato. A cada três ou quatro dias, segundo o presidente do Burger King Brasil, é aberto um novo restaurante da rede no país. E não é só no Brasil, o faturamento da empresa vem aumentando significativamente no mundo nos últimos anos, o que tem levado ao acirramento da disputa com o McDonald’s.

Com 736 restaurantes desde 2011 no Brasil, o Burger King vem chegando perto do McDonald’s que possui atualmente 939 estabelecimentos. Em comparação com as demais, em terceiro lugar vem a Bob’s com 500 estabelecimentos. O Subway, que possui uma linha de sanduíches mais naturais, possui 2151 unidades no Brasil, sendo a primeira rede de fast food em números de restaurantes.

Segundo pesquisas, as redes de fast-food têm se beneficiado com o aparecimento de novos consumidores, como os dos interiores do país que não acesso aos restaurantes. Agora, as empresas focam nesses clientes e passaram a utilizar uma maior parcela do seu orçamento para abertura de novos restaurantes em pequenas cidades. Esse é um dos motivos pelo qual as redes de fast food não sofreram durante a crise brasileira.

Efetuando uma comparação direta, um combo do Whooper, sanduíche que é um dos mais famosos do Burger King, por exemplo, custa aproximadamente R$ 23,90. No McDonald´s, o combo com o aclamado e queridinho Big Mac está em média por R$ 27,00, porém, vale lembrar que os dois sanduíches possuem promoções nos estabelecimentos, então, você pode encontrar os dois com preços mais amigáveis.

Como forma de acirrar a concorrência, o Burger King sempre utilizou nos Estados Unidos, como estratégia de marketing, a provocação da concorrente direta em peças publicitárias. Agora no Brasil, está utilizando a mesma estratégia, como por exemplo, quando o McDonald’s aproveitou o fenômeno do eclipse e fez um post que promoveu o lançamento do Picanha Cheddar Bacon, o Burger King não perdeu a oportunidade e entrou na conversa com o consumidor com uma nova publicação, que dizia: “Em dias de eclipse coisas estranhas acontecem. Até o hambúrguer na chapa aparece com marca de grelha”.

Isso queria dizer que os hambúrgueres feitos pelo Mc Donald’s não eram feitos diretamente em grelhas e sim em chapas, apenas do hambúrguer em questão estar marcado, somente como modo publicitário.

O slogan “Anúncio Grelhado” ainda trazia mais uma estratégia, o cliente que aderisse a campanha ganhava um sanduíche Whopper grátis. Quando a campanha foi anunciada, teve quase 70 mil “curtidas” em menos de um dia e grande parte dos seguidores parecem ter gostado da brincadeira.

As duas empresas possuem uma política parecida em relação a limpeza e saúde, as lojas são inspecionadas todos os dias e passam por controles de nutrição e treinamentos de limpeza tanto na comida quando pessoal e no local de trabalho. Apesar das duas estarem sempre preocupadas com as normas de limpeza, a empresa que ganha nesse quesito é o Mc Donald’s, com suas altíssimas regulamentações e rigorosa fiscalização.

As duas empresas pretendem ampliar os negócios no Brasil, por exemplo, o Mc Donald’s pretende colocar em ação também um plano se expansão não só no Brasil, eles têm como objetivo abrir 180 restaurantes na América Latina, sendo que 60% destes devem sim ser no território nacional.

Atualmente no país, o McDonald’s detêm apenas 30% a mais de unidade do que seu concorrente direto e, mesmo assim, consegue uma receita três vezes maior. Utilizam como argumento que o número de restaurantes não garante liderança, já que quem possui esse título é a Subway, que não é uma concorrente tão direta como o BK.

De acordo com David Grinberg que é vice- presidente de Comunicação da rede na América Latina, o McDonald’s fatura o que se assemelha a soma dos seus outros quatro concorrentes que, atualmente, brigam pelo segundo lugar no segmento.

Os preços cada vez mais próximos fazem com que o Mc Donald’s e o Burger King briguem pelo marketing ideal, já que o primeiro possui um público mais sólido e até mais antigo e o segundo, um público mais jovem.

Sabendo de tudo isso, você já tem um preferido?  

Category: Restaurantes

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *